Programa de Aquisição de Alimentos de Itabuna tem contrato renovado

Mais oportunidade no campo
Ascom Arquivo

 

Cerca de 500 pequenos agricultores familiares serão beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) após assinatura do Termo de Adesão entre a Prefeitura de Itabuna e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O programa executado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) foi renovado por um período de mais cinco anos.

O secretário da Agricultura, Lanns Almeida Filho, informou que a renovação do convenio só foi possível porque o município atendeu todas as exigências do MDS, a exemplo da organização dos pequenos produtores rurais por meio de associações e assentamentos que foram cadastrados pela Prefeitura.   

Além dos benefícios diretos para os agricultores familiares, o PAA também vai permitir atender 40 instituições assistenciais de Itabuna e aos três restaurantes populares que serão inaugurados até o final deste ano. “Os agricultores nos fornecem produtos de qualidade, cultivados sem agrotóxico e com preço relativamente baixo, já que não há a presença de atravessadores na intermediação”, frisa Lanns Almeida Filho.  

O secretário destaca ainda que o pequeno produtor vende a maior parte de sua produção diretamente à prefeitura que abastece creches municipais e as instituições filantrópicas que precisam de apoio para continuar prestando assistência social às camadas mais necessitadas da população. O excedente da produção é comercializado na Feira do Produtor, que é organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente toda sexta-feira, próximo à Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), no centro da cidade.

Lanns explicou que o PAA foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ajudar os municípios a enfrentar a fome e a pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. “O programa também ajuda a fixar o homem no campo, contribui para o abastecimento alimentar da comunidade e, por extensão, ajuda no desenvolvimento social e econômico da região”, concluiu.